#5 - Como testar o seu produto
O quinto episódio do nosso Podcast já está no ar!
Essa semana conversei com a Ana Maio, a fundadora da Miss Pavlova, uma marca de pavlovas, no Porto e falamos sobre a importância de testar um produto, conhecer os seus clientes e como isso ajuda a construir uma marca mais sólida.
Leia mais
Falafel
Arrisco dizer que o falafel é a minha receita preferida da cozinha Libanesa. O curioso dessa história é que só fui me apaixonar por esses bolinhos depois de “veia”. Tenho uma leve desconfiança que dona Rosa, minha falecida e amada avó se esquivava dessa preparação pois não admitia fritura dentro de casa. E vamos combinar, o falafel até pode ser assado, mas o bom mesmo é o frito!
Leia mais
Mousse de chocolate vegana
Essa receita é química pura e eu a conheci durante o meu mestrado em Ciências Gastronômicas e desde então ela se tornou quase que obrigatória na minha vida.
Antes de mais nada vale dizer que a aquafaba, aqua (água) + faba (feijão), foi descoberta em 2014 pelo francês Joël Roessel, um vegano que começou a se interessar pela culinária molecular e particularmente no desenvolvimento de uma espuma consistente, que fosse 100% de origem vegetal. Joël experimentou vários tipos de alimentos, mas encontrou a espuma mais consistente na água do grão de bico.
Leia mais
Húmus de manga
Nunca na história da minha vida houve um único encontro da minha família Abbud sem que o húmus estivesse presente. E quando digo húmus é aquele classicão, nada de beterraba ou cenoura , mas isso não significa que não podemos inovar portanto aqui você tem duas receitas em uma. Isso aqui é receita de família com com toque de chef portanto respeito, combinado?
Leia mais
Couve-flor gratinada
Esse prato era um clássico da minha infância, depois sumiu dos cardápios mas de um tempo para cá tenho visto ele ganhando cada vez mais força em menus de restaurantes e jantares. Ele pode ser servido individual, em travessa tamanho família, com a couve-flor inteira ou em floretes, vai mesmo da imaginação de cada um…
Leia mais
Purê ou sopa de couve-flor
Mais do que uma receita essa preparação é uma dica e uma ideia do que fazer com partes dos ingredientes usados em outras receitas que seriam descartadas. Você pode adaptá-la para diversos outros legumes. No caso da couve-flor, os talos e as folhas tem muito sabor e volume, o que rende muito, tanto para purê quanto para sopa, tudo vai depender da quantidade de água que você adiciona.
Leia mais
Couve-flor assada
Essa receita é super fácil, bem mesmo para aqueles dias que você vai cozinhar mas não quer sujar muita coisa. É só misturar os ingredientes, colocar no forno e “pan” tá pronto! A dica aqui é: ouse nos temperos e você terá uma preparação diferente todos os dias!
Leia mais
Chilli de feijão encarnado com milho
Comecei a fazer chilli depois de me mudar para Lisboa. Esta receita virou um clássico quando eu tinha restaurante e até hoje é super pedido por algum dos nossos cliente do catering. Esta receita é uma espécie de confort food feita com ingredientes em lata. Feijão, milho e tomate pelado. Ele pode ser feito na versão vegana, vegetariana ou carnívoro. É facilmente congelado e pode ser consumido com arroz, batata doce ou nachos. É barato, rende super e agrada toda a família.
Leia mais
Pesto de brócolis
Eu AMO pesto e acho a receita perfeita para fazer com ervas e verduras que já não estão mais tão bonitas para serem consumidos frescos. Aqui em casa somos dois então volta e meia cozinho brócolis e sobra um bocadinho. No dia seguinte pãn: ele vira pesto. Para o molho você pode e deve utilizar o brócolis inteiro, inclusive o talo e as folhas. Depois de pronto é só transferir o preparo para um pote de vidro bem limpinho e utilzar em massa, sanduiche, molho de salada ou o que mais a sua imaginação permitir…
Leia mais
Salada de brócolis com feijão encarnado
Quando comecei a cozinhar gostava de fazer pratos salgados. Achava que os doces eram uma espécie de química exata onde qualquer erro de cálculo pudesse desandar a minha receita. É bem verdade que não estava errada mas o fato é que aos poucos as técnicas de confeitaria começaram a me encantar e logo logo me tornei uma boleira de mão cheia. E foi durante um trabalho de desenvolvimento de receitas veganas que encontrei a minha receita de bolo preferida. Este bolo de maçã é fácil, molhadinho e de dar água na boca! Vamos a receita?
Leia mais